4.15.2008

Motivos florais, tendência desgastante



De repente me vejo cercado de flores e trepadeiras,com suas hastes ondulantes, galhos e ramos sinuosos, ocupando anúncios de tv e revistas, videoclips e invadindo os sites "descolados".
Essa tendência gráfica já considero uma erva daninha que precisa ser podada ou exterminada. Não que eu seja inteiramente contra todo esse "floreado", o problema é que ele está sendo usado à exaustão, e sua repetição causa um desgaste aos olhos dos expectadores. Naturalmente, o simbolo da flor representa o amor, a harmonia, a emoção e a beleza. Mas o seu significado mais forte para os nosso dias atuais é a sua representação de vida. Que vai desde a busca pela qualidade de vida até a preservação da natureza e consequentemente, a manutenção da nossa espécie e a do nosso planeta.
Os motivos florais, tiveram grande momentos na história da arte, uma das primeiras delas, se não me engano, foi na época das grande viagens marítimas. O comércio de tecidos entre o Oriente e Ocidente. Impressionados pelas tapecarias com seus arabescos e floreados os europeus infestaram o velho mundo com essa nova estética.
Um outro momento, foi o Art Noveau, estilo de arte e arquitetura criado na França no final do séxulo XIX e se desenvolveu na Europa e nos Estados Unidos. As formas orgânicas das folhas e flores, era uma resposta à desumana e fria era industrial.
Bom, motivo é o que não falta para os designers e webdesigners atuais justificarem a aplicação dos elementos florais nos seus trabalhos, principalmente pela beleza e movimento que eles dão à composição, mas deve-se usar com critérios e não repetir só por repetir.


Beto Nicácio

No comments: